Um território sagrado onde águas geladas vertem nos campos e escorrem sinuosamente sobre rochas vulcânicas formando as nascentes do rio Pelotas. Um lugar de beleza cênica única, esta foi a sensação dos 100 Caminhantes do Sol que participaram do trekking da Semana de Ecoturismo de Urubici que também comemorou os 50 anos do parque Nacional de São Joaquim.
O já sol brilhava sobre a serra na manhã de sábado 4 de junho, um vento gelado dava sensação térmica de 4º graus, um tambor passava de mão em mão pedindo passagem aos caminhantes ressoando uma batida infinita que se perdia na imensidão dos campos de altitude.
Caminhantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná percorreram 17 km entre estradas, trilhas e campos até chegar onde bate o coração do rio Pelotas, difícil de acreditar que aquelas pequenas nascentes se estenderam por 400 km formando um dos mais importantes rios do sul do Brasil, e foi aqui nesse local que todos caminhantes foram convidados a pararem para alguns momentos de descanso que imediatamente tornaram-se momentos inesquecíveis de contemplação, carregando além de suas mochilas, agora corregavam em suas mentes um momento único.
Era hora de seguir ao som do tambor para a segunda parte da caminhada entre os campos e as nascentes do Pelotas, logo os caminhantes passaram a visualizar o morro da Igreja de um ângulo previlegiado a medida que avançavam o formato da Igreja esculpido na rocha invadia os olhares atentos. Finalmente chegavam ao morro da Antena onde foi possível visualizar a Janela Furada, nesse momento quando o último caminhante passou, os índios Xoklengs começaram a fechar com uma imensa cortina formada pela neblina seus territórios, ao mesmo tempo em que o sol se despedia dos Caminhantes do Sol finalizando o primeiro ato de uma jornada de muitos caminhos.
Agradecemos a toda organização do evento Semana de Ecoturismo de Urubici, em especial ao chefe do Parque Nacional de São Joaquim Michel Omena e seus colaboradores pela incansável dedicação, ao grupo GERAR/GVBS-SC – Grupo Voluntário de Busca de Salvamento de Santa Catarina Núcleo Norte, Sol de Indiada, Guenoa e a toda tribo da Expedição Xokleng.
Até a próxima Caminhantes do Sol!
Nenhum comentário:
Postar um comentário